Otoplastia

CIRÚRGIA PLÁSTICA DAS ORELHAS


A orelha é uma das partes do corpo humano que poderá trazer o estigma familiar: “O filho tem a orelha do pai”!
Muitas vezes as orelhas em abano, são encontradas em vários membros da família e constituem uma identificação negativa, principalmente pelo fato de gerarem caçoadas na infância, trazendo como conseqüência marcas profundas no comportamento da criança.

A cirurgia para correção de deformidades na orelha externa é chamada de otoplastia.
A otoplastia é, normalmente, indicada para aproximar a orelha da cabeça e criar seus contornos, corrigindo, assim, sua forma. A idade para realização desta cirurgia de otoplastia é a partir dos 6 anos. Nesta idade a orelha já está em seu tamanho adulto. O tratamento cirúrgico otoplastia é realizado por meio de cortes internos na parte da trás da orelha. A pele é deslocada da cartilagem e fixada na nova posição por pontos internos.

A otoplastia na maioria das vezes é feita com anestesia local mas pode ser realizada através de anestesia local com sedação ou geral de acordo com o tamanho da cirurgia, as condições clínicas ou psicológicas e a idade do paciente. É realizada em caráter ambulatorial, tendo, o paciente, alta hospitalar algumas horas após a recuperação da anestesia.

Lóbulo Rasgado
Esse é um problema muito comum nas mulheres, principalmente, quando seus brincos engancham na roupa ou quando eles são exageradamente pesados. Tal correção é feita com anestesia local e a paciente tem alta imediata.

Pós-operatório:
Alguns cuidados são necessários após a cirurgia. É necessário ter cuidado e não traumatizar a orelha. Evite dormir sobre a orelha operada por 3 semanas. É necessário utilizar uma bandagem elástica que protege e mantém a orelha imobilizada junta à cabeça por um mês.

Complicações:
São raras na Otoplastia. Porém como toda cirurgia tem seus riscos, podemos citar: hematoma, infecção, deiscência (abertura da sutura), cicatriz hipertrófica (exacerbada) e problemas anestésicos.


Pré e Pós-Operatório
Orelhas

RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS:
1) Comunicar-se com seu médico até 2 dias antes da cirurgia, em caso de gripe, indisposição, etc.
2) Internar-se no hospital indicado na guia, obedecendo ao horário de internação com jejum de 8 horas caso esteja previsto anestesia geral
3) Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas, na véspera da cirurgia.
4) Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também certos diuréticos.
5) Atenção especial aos anticoagulantes: (ASPIRINA, AAS, ANTINFLAMATÓRIOS, OMEOPÁTICOS A BASE DE CHÁ VERDE)todo uso de medicamento deve ser comunicado ao seu médico antes da cirurgia.
6) Compareça acompanhado (a) para a internação.
7) Lavar bem a cabeça os cabelos e as orelhas na véspera da cirurgia.

RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS:
1) Não dormir sobre as orelhas
2) Alimentação livre, a partir do 2o. dia pós-operatório. Carnes, leite e ovos ( proteínas ) são recomendados, assim como vitaminas, em forma de frutas.
3) Evitar sol, vento e friagem, por 8 dias.
4) Evitar esforços por 14 dias
5) Voltar ao consultório para curativo e revisão nos dias estipulados.
6) Utilizar faixa compressiva tipo tenista ou bailarina após retirado o curativo por 30 dias.
7) O primeiro curativo não deve ser tocado e será retirado pelo médico.
8) Manter higiene sobre os pontos de trás das orelhas limpando – os com cotonetes e anti-sépticos.
9) Dormir com cabeceira da cama elevada por 3 dias.