Blefaroplastia

Cirurgia Plástica das palpebras


Pálpebras
As pálpebras estão localizadas numa das partes mais visíveis do rosto. Qualquer alteração pode mudar o aspecto de toda a face, resultando em semblantes envelhecidos, cansados ou tristes.
A cirurgia plástica para a correção das pálpebras é chamada de Blefaroplastia. É indicada para a correção do excesso de pele, presença de bolsas de gordura, rugas finas e queda de pálpebras.
A Cirurgia de Blefaroplastia é feita com anestesia local com ou sem sedação. Retira-se o excesso de pele e as bolsas de gordura através de um corte que segue o contorno
natural da pálpebra superior e uma pequena incisão abaixo dos cílios na pálpebra inferior. As cicatrizes ficam escondidas sob a prega natural dos olhos e nos cílios.

Informações técnicas
Nome técnico: Blefaroplastia
Parte do corpo: pálpebras
Idade recomendada: variável normalmente a partir dos 40 anos
Anestesia: local (na maioria dos casos)
Duração da cirurgia: em média 1 hora e meia
Permanência internada: curta - 4 a 8 horas
Cicatriz: no sulco palpebral
Pré-operatório: Exames de laboratórios e arquivo fotográfico - exames oftalmológicos se necessário
Pós-operatório: curativo durante 2 a 3 horas e uso de colírio para proteger o olho
Tempo de recuperação: 8 dias


Pré e Pós-Operatório
Pálpebras

RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS:
1) Comunicar-se com seu médico até 2 dias antes da cirurgia, em caso de gripe, período menstrual com sangramento excessivo, indisposição, etc.
2) Internar-se no hospital indicado na guia, obedecendo ao horário de internação com jejum de 6 horas caso esteja programado sedação ou anestesia geral.
3) Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas, na véspera da cirurgia.
4) Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também certos diuréticos.
5) Atenção especial aos anticoagulantes: (ASPIRINA, AAS, ANTINFLAMATÓRIOS, OMEOPÁTICOS A BASE DE CHÁ VERDE) todo uso de medicamento deve ser comunicado ao seu médico antes da cirurgia.
6) Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 1 semana. Não fazer maquiagem no dia da internação.
7) Trazer óculos escuros.
8) Na eventualidade de se internar no mesmo dia da operação, venha em jejum.
9) Compareça acompanhado (a) para a internação.

RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS:
1) Compressas com água fria sobre os olhos poderão ser úteis para diminuir o tempo de edema e proporcionar certo conforto pós-operatório.
2) Alimentação livre, a partir do 2o. dia pós-operatório. Carnes, leite e ovos ( proteínas ) são recomendados, assim como vitaminas, em forma de frutas.
3) Usar óculos escuros quando se expuser à luz natural e ao vento.
4) Evitar sol, vento e friagem, por 8 dias.
5) Evitar esforços por 14 dias.
6) Voltar ao consultório para curativo e revisão nos dias estipulados.
7) Não traumatizar nem “coçar” os olhos.
8) Dormir com cabeceira da cama elevada por 3 dias.