Dermolipectomia

Lipospiração ou Dermolipectomia dos Braços


Cirurgia normalmente indicada para pacientes que tiveram grandes perdas de peso. Normalmente vem associada a lipoaspiração e resulta em cicatriz na face interna do braço:
Dermo = pele; Lipo = gordura; Ectomia = retirada. Portanto, é a retirada de pele e gordura do braço.
A cicatriz deixada pela dermolipectomia braquial é próxima à prega axilar, portanto fica confundida entre os sulcos já existentes na axila. Nos casos em que há grande excesso de pele é necessário um segundo corte, que se estende verticalmente na parte interna do braço.
Na maioria dos casos é aplicada a anestesia geral. Tem duração média três horas e a internação é de um dia, em casos de evolução normal.


Pré e Pós-Operatório
Lipospiração ou Dermolipectomia dos Braços

RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS:
1) Comunicar-se com seu médico até 2 dias antes da cirurgia, em caso de gripe, período menstrual com sangramento excessivo, indisposição, etc.
2) Internar-se no hospital indicado na guia, obedecendo ao horário de internação com jejum de 8 horas.
3) Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas, na véspera da cirurgia.
4) Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também certos diuréticos.
5) Atenção especial aos anticoagulantes: (ASPIRINA, AAS, ANTINFLAMATÓRIOS, OMEOPÁTICOS A BASE DE CHÁ VERDE ) todo uso de medicamento deve ser comunicado ao seu médico antes da cirurgia.
6) Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 2 a 3 semanas.
7) Providenciar malha compressiva para os braços conforme orientação do seu médico.
8) Depilar a axila pelo menos 5 dias antes da cirurgia. Não deixar para depila-la na véspera.

RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS:
1) Evitar esforços dos braços por 30 dias.
2) Levantar-se tantas vezes quanto lhe for recomendado por ocasião da alta hospitalar, obedecendo aos períodos de permanência sentada.
3) Não se exponha ao sol ou friagem, por um período mínimo de 2 semanas.
4) Obedecer à prescrição médica.
5) Voltar ao consultório para os curativos subseqüentes, nos dias e horários estipulados.
6) Salvo em casos especiais, alimentação livre, a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas ( carnes, leite, ovo ) e vitaminas (frutas).
7) Drenagem linfática dos braços pode ajudar na recuperação pos operatória.