Rinoplastia

Cirurgia Plástica do nariz


A principal função do nariz é a respiração. Qualquer correção estética que for feita sempre deve levar em consideração a função respiratória. Do ponto de vista respiratório é comum associar cirurgias funcional e estética, que pode ser um desvio de septo ou uma turbinectomia (retirada de carne esponjosa).
Do ponto de vista estético, o nariz está inserido em um contexto de proporções faciais. O tamanho do nariz deve ser proporcional às dimensões do rosto e as partes nasais devem ser proporcionais ao tamanho desse nariz. Além das relações de proporção e harmonia, devem ser levadas em conta as características raciais do indivíduo.
Textos da idade média já citavam tais proporções e harmonia facial e que reflete diferentes etnias.
É importante salientar que não é possível fazer qualquer nariz. Cada pessoa tem uma limitação para que ao final o resultado fique natural.
Com relação as cicatrizes – são feitas internamente dificilmente detectadas.

Como cada paciente tem uma genética própria, não é possível escolher um nariz que se pretende ter (por ex igual de alguém), mas sim corrigir e aperfeiçoar o próprio nariz, ficando com o nariz que se é possível ter, mais harmônico com a face.

Indicação: Desproporção ou desarmonia entre nariz e face, e nariz inestético.
Tipo de anestesia: Local com sedação ou geral.
Tempo de internação: Geralmente 24 horas.

Pós-operatório:
Após a rinoplastia, o paciente fica com um curativo de gesso ou acrílico por alguns dias e outro de fita adesiva por mais 7 dias.
É comum ocorrer na face edema (inchaço) e equimose que geralmente regridem em até 21 dias. Um edema residual persiste por até 12 meses, sendo notado pelo paciente como um endurecimento da ponta nasal.
Qualquer trauma no nariz deve ser evitado por 2 meses depois da rinoplastia, pois como às vezes é feita fratura dos ossos nasais, um trauma pode levar ao deslocamento dos ossos.
Deve-se evitar calor (sol, banhos e ambientes muito quentes, etc.), pois o calor leva ao aumento do edema (inchaço).
Complicações: São muito raras na rinoplastia, podendo ser citadas: sangramento pós-operatório, hematoma, infecção, obstrução nasal, irregularidades, assimetrias e problemas anestésicos.


Pré e Pós-Operatório
Nariz

RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS:
1) Comunicar-se com seu médico até 2 dias antes da cirurgia, em caso de gripe, período menstrual com sangramento excessivo, indisposição, etc.
2) Internar-se no hospital indicado na guia, obedecendo ao horário de internação com jejum de 8 horas.
3) Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas, na véspera da cirurgia.
4) Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também certos diuréticos.
5) Atenção especial aos anticoagulantes: (ASPIRINA, AAS, ANTINFLAMATÓRIOS, OMEOPÁTICOS A BASE DE CHÁ VERDE ) todo uso de medicamento deve ser comunicado ao seu médico antes da cirurgia.
6) Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 1 semana. ) Não fazer maquiagem no dia da internação.
7) Na eventualidade de se internar no mesmo dia da operação, venha em jejum.
8) Compareça acompanhado (a) para a internação.
9) Retirar esmaltes das mãos.

RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS:
1) Não traumatizar o nariz.
2) Alimentação livre, a partir do 2o. dia pós-operatório. Carnes, leite e ovos ( proteínas ) são recomendados, assim como vitaminas, em forma de frutas.
3) Dormir com a cabeceira da cama elevada por 3 dias.
4) Evitar sol, vento e friagem, por 8 dias.
5) Evitar esforços por 14 dias
6) Voltar ao consultório para curativo e revisão nos dias estipulados.
7) Não retirar o curativo sem aval do médico.
8) Sangramentos pequenos pelas narinas são normais nos primeiros 3 dias e pode –se trocar gaze da ponta nasal.