Rejuvenescimento facial


Face
Rejuvenescimento Facial
Ritidoplastia é a cirurgia indicada para o rejuvenescimento facial para pessoas que apresentam envelhecimento intenso ou desproporcional à idade. Seu objetivo é eliminar as características que denotam o envelhecimento, que podem ser:
- queda das pálpebras;
- a queda das sobrancelhas;
- o pronunciamento do sulco naso-geniano;
- o alongamento do nariz;
- a queda da ponta do nariz;
- o alongamento do lóbulo da orelha;
- o acúmulo de gordura nas laterais do queixo;
- o esmaecimento do contorno do lábio;
- inversão do lábio superior;
- apagamento do filtro do lábio superior;
- rugas e sulcos.

Quando todas são tratadas simultaneamente dão um efeito de conjunto muito eficiente, rejuvenescendo a face.
Existem alguns tipos de lifting, classificados de acordo com a região onde é realizado. Dividimos a face em três segmentos superior , médio e inferior conforme o desenho que podem ser tratados em conjunto ou separados.

Lifting Frontal – Terço superior
Esse tipo de lifting é feito apenas na parte superior da face, o que engloba a testa e as sobrancelhas. Existem duas técnicas pelas quais pode-se operar nesse tipo de lifting:
a)técnica fechada: quando só com uma pequena incisão no couro cabeludo pode-se tratar a musculatura da testa, elevar a ponta nasal, elevar as sobrancelhas e corrigir sulcos e rugas da testa. Em geral, é associada ao preenchimento, tanto para corrigir os sulcos, quanto como elemento de sustentação.
b)técnica aberta: nas situações acentuadas de testa curta, se opta pelo corte no couro cabeludo, com a finalidade de elevar as sobrancelhas.

Minilifting – Terço médio da face
Trata apenas do terço médio da face e do reposicionamento do pavilhão auricular (orelhas). Se for baseada exclusivamente na tração de pele, o resultado é pobre e de curta duração.
Por isso, a musculatura é sustentada através da plicatura (costura da musculatura da face em forma de pregas). Geralmente é associada ao lifting frontal e à blefaroplastia.
No terço médio da face, as maçãs do rosto são reposicionadas e acentuadas, uma vez que também elas diminuem com a idade. Tratam-se, simultaneamente as rugas em volta da boca, o lábio superior e os sulcos naso-genianos.

Lifting da região inferior
Também chamado de lifting da região cervical, que alcança a parte inferior da mandíbula e o pescoço. O objetivo dessa cirurgia é corrigir a flacidez de pele no pescoço. Em geral, é associada a uma lipoaspiração na região e a musculatura cervical é tratada, uma vez que, quando tratada, a chance de ficarem pregas no pós-operatório é pequena.

Lifting Completo (Rejuvenescimento facial global)
É também chamado de facelifting. Nessa cirurgia, se realiza o rejuvenescimento facial completo, utilizando-nos de todas as técnicas acima descritas. Além delas, associa-se, na maioria dos casos, um preenchimento concomitante ou subseqüente e uso da toxina botulinica para obtenção de melhores resultados.


Pré e Pós-Operatório
Rejuvenescimento facial

RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS:
1) Comunicar-se com seu médico até 2 dias antes da cirurgia, em caso de gripe, período menstrual com sangramento excessivo, indisposição, etc.
2) Internar-se no hospital indicado na guia, obedecendo ao horário de internação com jejum de 8 horas.
3) Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas, na véspera da cirurgia.
4) Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também certos diuréticos.
5) Atenção especial aos anticoagulantes: (ASPIRINA, AAS, ANTINFLAMATÓRIOS, OMEOPÁTICOS A BASE DE CHÁ VERDE) todo uso de medicamento deve ser comunicado ao seu médico antes da cirurgia.
6) Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 1 semana. ) Não fazer maquiagem no dia da internação.
7) Lavar os cabelos, na véspera da operação com produto próprio para os cabelos.
8) Obedecer às instruções dadas para a internação.
9) Não fazer maquiagem no dia da internação.
10) Na eventualidade de internar-se no mesmo dia da operação, vir “em jejum” e não trazer objetos de valor pra o hospital.
11) Vir acompanhado (a) para se internar.

RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS:
1) Evite molhar os curativos do couro cabeludo por 24 horas.
2) Compressas com água fria sobre os olhos poderão ser úteis para diminuir o tempo de edema e proporcionar certo conforto pós-operatório.
3) Alimentação livre, a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas ( carnes, leite, ovos) e vitaminas (frutas).
4) Usar óculos escuros, quando na claridade e no vento. Em caso de pacientes do sexo feminino, um lenço nos cabelos poderá deixá-la mais à vontade.
5) Evitar sol, vento e friagem, por 8 dias.
6) Dormir com cabeceira da cama elevada por 3 dias.