Mastoplastia de aumento

Prótese de mama


Para muitas mulheres o fato de se sentirem confiantes, alegres e vibrantes está muito ligado à sua aparência física. E milhares delas têm alcançado confiança e satisfação pessoal aumentando a mama. Após a operação, muitas mulheres passaram a sentir uma transformação em sua auto-estima pessoal e física.

Cada mulher pensa em aumentar a mama por alguma razão pessoal, entre elas:
• Para tornar o corpo mais proporcional.
• Para mudar o formato e recuperar a forma devido à amamentação.
• Igualar mamas assimétricas.

As razões são muito pessoais, e a decisão sobre a cirurgia para aumento da mama deve ser tomada pela paciente junto com seu médico e de acordo com suas necessidades, desejos e expectativas pessoais.
Atualmente existem muitas opções de implantes à disposição para a decisão de qual é o mais indicado e adequado para cada paciente.

Escolhas da Incisão e Colocação da prótese:
Incisões
A cirurgia para aumento das mamas normalmente é realizada através de um dos três acessos mais comuns: ao redor da aréola (periareolar), no sulco inframamário (inframamário) ou na axila (axilar).
• Periareolar– Esta incisão é realizada na transição entre a aréola e a pele, tem a vantagem de ficar mais escondida e esta indicada em pacientes com aréola de tamanho médio ou grande.
• Inframamária– Acesso bastante popular porque a cicatriz fica escondida no sulco abaixo da mama.
• Transaxila– Boa opção para mulheres que não querem cicatrizes na mama, embora fique aparente quando se eleva os braços.

Colocação
Durante o procedimento de aumento da mama, seus implantes serão colocados por baixo do músculo peitoral (submuscular) ou por cima do músculo e abaixo das glândulas mamárias (subglandular). A Colocação submuscular pode reduzir a possibilidade de seus implantes serem sentidos através da pele em pacientes muito magras e também de o tecido da cicatriz endurecer em volta dos implantes. Ela pode ainda facilitar o exame de sua mama durante uma mamografia. As possíveis desvantagens dessa colocação seriam uma cirurgia e um período de recuperação mais prolongados além de possibilidade de sensação de movimento das próteses ao mover os braços.

A Colocação Subglandular pode tornar o tempo da cirurgia e o da recuperação mais curtos e com resultado muito natural em pacientes não muito magras.

Tipos de Implantes de Mama
Os implantes mamário pedem ser preenchidos com gel de silicone ou com solução salina. Os implantes salinos são pouco utilizados devido a consistência mais endurecida e pouco natural que oferecem.

Formatos de Implantes
Dependendo do formato de mama desejado, você junto com seu médico podem escolher entre um implante arredondado ou anatômico. Os implantes anatômicos têm o formato de uma lágrima e podem dar à mama uma aparência mais natural em pacientes com características físicas que o exigem.

Superfície do Implante
Os implantes de mama vêm com superfície lisa ou texturizada. Na maioria das vezes utiliza – se implantes com superfície texturizada pelo fato de possibilitarem menores índices de complicações.

"Para cada paciente existe uma prótese, uma incisão e um plano de colocação específico desde que seu objetivo seja uma mama natural." Silvio Hernandes


Pré e Pós-Operatório
Cirurgia de aumento das mamas

RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS:
1) Comunicar-se conosco até a véspera da operação, em caso de gripe, indisposição ou antecipação do período menstrual.
2) Internar-se no hospital ou clínica indicada na Guia de Internação, obedecendo ao horário estabelecido com jejum de 8 horas.
3) Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito exageradas na véspera da cirurgia.
4) Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja utilizando, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também certos diuréticos.
5) Atenção especial aos anticoagulantes: (ASPIRINA, AAS, ANTINFLAMATÓRIOS, OMEOPÁTICOS A BASE DE CHÁ VERDE) todo uso de medicamento deve ser comunicado ao seu médico antes da cirurgia.
6) Depilar a axila pelo menos 5 dias antes da cirurgia. Não deixar para depilá-la na véspera.
7) Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 1semana.
8) Providenciar sutiã compressivo conforme orientação do seu médico.

RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS:
1) Evitar esforços nos 8 primeiros dias.
2) Não movimentar os braços em excesso. Obedeça às instruções que lhe serão dadas por ocasião da alta hospitalar, relativas à movimentação dos membros superiores ou massagens.
3) Evite molhar o curativo, até que seja autorizada a fazê-lo.
4) Não se exponha ao sol ou friagem, até 2ª ordem.
5) Obedecer à prescrição médica.
6) Alimentação normal (salvo casos específicos que receberão a devida orientação), a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas (carnes, leite, ovos) e vitaminas (frutas).
7) Voltar ao consultório para curativos subseqüentes, nos dias e horários estipulados.
8) Drenagem linfática das mamas e membros superiores pode ajudar na recuperação pos operatória.